O seguro de cargas é aquele contratado pelo embarcador ou transportador, com o principal objetivo de minimizar os prejuízos a carga transportada em caso de sinistros.
Porém, apenas a contratação do seguro não basta para que a indenização seja paga no momento do acidente ou roubo. Para que isso aconteça, é necessário que todos os procedimentos prévios tenham sido realizados.
Nisso, incluem-se as corretas emissões de documentos, cumprimento de leis de trânsito vigentes, gerenciamento de risco, entre outros. Abaixo, vamos abordar um pouco mais sobre o tema, a fim de sanar todas as dúvidas.
Vamos lá?
Continue conosco e saiba mais sobre o seguro de cargas.
Documentos
Vale saber que o seguro de cargas envolve uma série de documentos obrigatórios. Além das apólices de acidente e roubo para o transportador e do seguro de transporte para o embarcador, documentos como CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico), são necessários para realizar a averbação das cargas e posteriormente a transmissão do MDFe (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) para complementar a averbação.
Gerenciamento de Risco
Além da contratação do seguro e da correta emissão dos documentos, determinados embarques são associados com diferentes exigências de gerenciamento de risco.
Na própria apólice é possível encontrar as condições a depender do valor e tipo de mercadorias e podem incluir, além do cadastro e consulta dos motoristas, um monitoramento do início ao fim da viagem, o uso de rastreadores móveis camuflados na carga ou até o uso de escolta armada de um embarque específico.
Essas práticas são essenciais para mitigar os riscos e que, num momento de imprevisto, a indenização seja paga pela seguradora. Para apoiar nessas exigências, atualmente existem gerenciadoras de risco que oferecem alguns destes recursos protecionais.
Quando acionar um seguro de cargas?
O seguro de cargas deve ser acionado sempre que houver sinistros com a mercadoria, não estando incluso o sinistro com o casco do veículo, no caso, o caminhão. Para isso, um outro seguro deve ser contratado.
Para esses momentos críticos de sinistros, uma comunicação efetiva que facilite a troca exata de informações é essencial. Assim, além da garantia do recebimento da indenização, o ressarcimento tende a ser mais rápido.
Por isso, junto da contratação do seguro de cargas dos seus transportes, busque por sistemas unificados como o da SmartLoad, capaz de realizar essa comunicação e transmissão de dados, facilitando o acionamento da seguradora e o reembolso com maior agilidade.
Entre em contato e conheça as nossas soluções!
Sobre a SmartLoad
A SmartLoad é a 1ª Insurtech de mobilidade de carga do Brasil e atua na gestão da jornada do transporte. É criadora da SmartBox, primeira plataforma de averbação de cargas via mobile que permite automação e integração da comunicação da transportadora com a seguradora, garantindo que a cobertura securitária esteja ativa desde a coleta e dando visibilidade total à operação logística e do SmartDriver, módulo de Gerenciamento de Risco para cadastro e consulta inteligente de motoristas.