Com o passar dos anos é fácil perceber que a tecnologia transformou o transporte de cargas, deixando os processos mais práticos e simplificados estimulando melhorias em toda gestão.
E por isso, hoje, falaremos um pouco das tecnologias e inovações que transformaram o transporte de cargas até agora, apresentando opções para conhecer e também implementar, caso ainda não tenha, ao saber que já estão à sua disposição para diversas soluções.
Quer saber mais?
Continue conosco e conheça mais das tecnologias na área de transporte de cargas!
Como a tecnologia está transformando o transporte de cargas
Se pararmos para pensar em como o transporte de cargas ocorria há alguns anos e como está atualmente, podemos considerar que houve grandes mudanças com o avanço tecnológico, colocando à disposição de empresas e motoristas, inovações que favorecem desde a armazenagem até o transporte com maior eficiência e segurança.
Você mesmo, já parou para relembrar todas essas transformações?
O GPS, por exemplo, foi desenvolvido em 1985, porém, apenas nos últimos 20 anos ficou amplamente conhecido e utilizado em todo o mundo, garantindo melhores trajetos em tempos menores e distâncias percorridas. Assim como o monitoramento e rastreamento de veículos, estimulando segurança e efetividade em diversas etapas da gestão de transporte, fundamentais ao sucesso das empresas atuais.
Da mesma forma, a automatização de processos, envio de documentos e comunicação, a cada dia apresentam inovações, evitando burocracia, com maior qualidade e menores custos, conferindo agilidade na entrega e satisfação aos diversos públicos envolvidos, como companhias de seguro, transportadores, embarcadores, motoristas e corretores de seguro especialistas em transporte.
Enfim, são inúmeras as inovações! Por isso é preciso ter atenção para conhecer as tendências tecnológicas e não ficar para trás.
Dito isso, conheça mais das tecnologias que transformaram o transporte de cargas, até agora!
Principais tecnologias utilizadas para o transporte de cargas
Algumas tecnologias utilizadas hoje, facilitam muito o dia a dia das empresas de transporte de cargas, como:
- Emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe);
- Sistema de Gestão de Transporte (TMS);
- Averbação eletrônica;
- Monitoramento e rastreamento de cargas via GPS;
- Imobilizador de veículos; e
- Tecnologia de comunicação.
Todas elas, como são baseadas em tecnologia, podem ser integradas, a fim de facilitar a gestão com transmissão via web, arquivamento digital e melhor controle da documentação emitida e de gestão da jornada do transporte. Bem como visualização do avanço de cada etapa de forma clara e organizada para otimização da gestão e a própria segurança das mercadorias e dos veículos.
Onde, entre os principais benefícios é possível destacar: agilidade, qualidade nas informações e segurança, questões importantíssimas para a confiança perante o mercado e sucesso empresarial atual.
Além da versatilidade, uma vez que, dependendo do sistema utilizado é possível acompanhar tudo em tempo real via desktop, mobile e até por aplicativo, quebrando as barreiras e superando dificuldades há tempos enfrentadas pelo setor.
Sua empresa utiliza recursos tecnológicos para gestão do transporte de cargas?
Dentre os recursos digitais para a gestão do transporte de cargas, a nota fiscal eletrônica ou NFe é a mais comum, visto que, desde meados de 2006 a legislação brasileira obriga a sua utilização para emissão dos documentos fiscais, automatizando o envio simultâneo aos órgãos competentes para maior transparência e validação imediata.
Da mesma forma, há o sistema TMS, amplamente utilizado hoje em dia por grande parte das transportadoras e embarcadores, uma vez que facilita a emissão de documentos como Comunicação de Transporte Eletrônico (CTe) e transmissão de dados via sistema com segurança, evitando falhas e prejuízos na operação logística.
Destacando as ferramentas de averbações eletrônicas, como a SmartBox, capaz de receber os dados dos documentos fiscais em poucos segundos, averbando todos os documentos enviados e evidenciando em relatórios para que os segurados possam realizar as devidas conferências, para que em um eventual sinistro, possa ser reembolsado.
Além da integração com o TMS, favorecendo emissão de outros documentos, como o Manifesto Eletrônico de Documentos Ficais (MDFe), obrigatório para o transporte de cargas dentro do território nacional.
Como já mencionado, o GPS também é um recurso válido e muito utilizado em todo o mundo, uma vez que pode ser instalado no veículo de transporte, na carga como isca ou no próprio celular do motorista, viabilizando planejamentos de roteiros, melhores trajetos e monitoramento em tempo real da carga, concedendo informações e mais segurança, tanto à transportadora como ao cliente final, em atendimento ao objetivo inicial da operação.
Sua empresa conta com todas essas tecnologias?
Se ainda não, está na hora de inovar! Pois, certamente auxiliarão na gestão logística, gerenciamento de riscos e prevenção de perdas, estimulando os resultados positivos às transportadoras, embarcadores, corretores e companhias de seguros.
Promova a transformação também em sua empresa! E deixe a SmartLoad te auxiliar.
Nossa tecnologia disruptiva irá te surpreender!
Sobre a SmartLoad
A SmartLoad é a 1ª Insurtech de mobilidade de carga do Brasil e atua na gestão da jornada do transporte. É criadora da SmartBox, primeira plataforma de averbação de cargas via mobile que permite automação e integração da comunicação da transportadora com a seguradora, garantindo que a cobertura securitária esteja ativa desde a coleta e dando visibilidade total à operação logística e do SmartDriver, módulo de Gerenciamento de Risco para cadastro e consulta inteligente de motoristas.