De acordo com levantamento recente da CNseg – Confederação Nacional das Seguradoras, o seguro contra roubo de cargas pagou mais de R$250 milhões em indenizações durante o primeiro semestre de 2024. A procura pelos Seguros de Responsabilidade Civil de Desvio de Carga (RC-DC) cresceu 29%, somando um faturamento de R$ 628,4 milhões para o setor.
Esse é um cenário cada vez mais promissor para profissionais que atuam em toda a cadeia de seguros de transporte de cargas. Ao mesmo tempo, para o transportador, não basta contratar um seguro para estar com ele ativo, já que é justamente o processo de averbação eletrônica que comunica o embarque para a seguradora e ativa o seguro, tanto de acidente como de roubo, daquele frete específico.
Do outro lado, tanto para a seguradora como para o corretor, um frete não averbado, além de negativa de indenização ao transportador em caso de sinistro, significa um prêmio não apurado e não recebido pela seguradora e uma comissão não paga para o corretor.
Assim sendo, para que todo o ecossistema cresça de forma sustentável, é preciso contar com soluções, parceiros de negócios e profissionais que potencializam a gestão dos negócios, além de proporcionar diferenciais e eficiência para todos os envolvidos na jornada do transporte, seja o próprio transportador ou embarcador, a companhia de seguros ou o corretor, com o objetivo de cumprir todas as cláusulas e exigências de uma apólice de seguro de cargas.
Depois de alguns meses de desenvolvimento, análises e testes, os especialistas em averbação de cargas da Averbei chegaram à conclusão de que a unificação de duas tecnologias trabalhando juntas em redundância, teria a capacidade de revolucionar o mercado.
Hoje, temos a robustez do nosso Sistema Híbrido que garante 100% de acurácia na comunicação da integridade dos embarques de um transportador, gerando o seguro pleno e a sustentabilidade ao ecossistema. Isso é possível por meio de redundância de checagem, com parte sendo feita por API e parte buscando os CT-es (Conhecimento de Transporte Eletrônico) faltantes diretamente na fonte fiscal competente.
Funcionalidade inédita para a gestão da corretora
Além disso, a plataforma disponibiliza uma função fundamental para corretores de seguros que atendem transportadores e embarcadores. É uma função poderosa para conferir as averbações que foram feitas e as pendências, durante o mês vigente ou depois. Essa expertise EXCLUSIVA da Averbei permite que o sistema faça a checagem no SEFAZ e busque notas fiscais averbadas da matriz e filiais de transportadores e embarcadores em tempo real.
Na checagem, por exemplo, ao digitar o CNPJ do transportador e o período de emissão, o sistema faz a varredura dos documentos que não foram averbados da matriz, e agora, também das filiais da empresa.
Com isso, o corretor, como intermediador e consultor securitário, consegue fazer uma melhor gestão, promovendo maior segurança operacional aos seus clientes e uma precificação e pagamento justos do seguro.
Lembrando que o Sistema Híbrido da Averbei é o único alinhado com as regras e exigências legais dos seguros de transportes, já que garante 100% de acurácia nas comunicações de embarques.
Agende um teste conosco.
E-mail sac@averbei.com.br ou telefone: (11) 2222-1289