Os desafios impostos pela atividade de transporte de cargas no Brasil são muitos. Transportadores, embarcadores, seguradoras, corretores de seguros, gerenciadoras de risco e empresas de tecnologia atuam diariamente nessa jornada complexa e essencial no funcionamento da engrenagem econômica do nosso País e, por que não, do nosso continente e do mundo.
Mais especificamente em nosso país e no Mercosul, onde a maior parte dos transportes de cargas se dá pelo modal rodoviário, os riscos de acidentes e roubos se tornam cada vez mais recorrentes e, em muitos os casos, prejuízos para todos os players envolvidos em milhões de operações logísticas e de transportes de cargas todos os anos.
Para cobrir esses eventos e indenizar o segurado e terceiros em casos de sinistros, o Seguro de Carga surge como ferramenta essencial de sustentabilidade, assim como prevista na Lei nº 14.599/2023, também conhecida como Lei do Seguro de Cargas.
E como também regulamentado, as coberturas dos seguros de transportes só se tornam válidas quando todos os embarques são averbados (comunicados à seguradora detentora da apólice). E é justamente aí que surge o papel protagonista do corretor de seguros, no cumprimento dessa regra, que gerará maior segurança à sua carteira de transportadores que, por sua vez, estará com 100% dos seus embarques com seguro ativo, eliminando as chances de negativa de indenização por falta de averbação.
Essa possibilidade de averbar a totalidade dos documentos fiscais das operações logísticas, para que todas sejam comunicadas à seguradora sem falhas, proporciona a Transportadores, Embarcadores, Corretores, GRs e Seguradoras uma eficiência única, já que, mesmo atualmente, quando já se tem uma tecnologia capaz de averbar 100% dos embarques, muitos fretes ainda transitam sem um seguro ativo e no risco de prejuízos e perdas totais.
Essa tranquilidade aos players envolvidos na jornada de transporte de cargas passa estrategicamente pelas mãos dos corretores de seguros, que são os consultores e intermediadores de empresas que transportam cargas com relação à mitigação de riscos e prejuízos de seus segurados, sendo inclusive remunerados por isso.
Nesse contexto, seu protagonismo e sua oportunidade de mudar o mercado logístico, o tornando mais simples e inovador, são peças-chave na vitória da eficiência nesse mercado prejudicado por tanto tempo pela falta de infraestrutura e de tecnologias adequadas.
Para isso, a SmartLoad criou uma nova tecnologia disruptiva e pioneira, que permite, de forma integrada, a comunicação de 100% dos embarques, averbando todos os CT-es (Conhecimentos de Transporte Eletrônico), ativando, assim, o seguro de todos os fretes.
Trata-se do Sistema Híbrido de averbação da SmartLoad que, por meio de redundância de checagem, com parte sendo feita por API e parte buscando os CT-es faltantes diretamente na fonte fiscal competente, soluciona esse problema que parecia crônico no ecossistema de transporte de carga há muitos anos, gerando bilhões de reais de prejuízos desde então.
Como funciona
O Sistema de Gerenciamento do Transportador (TMS) é interligado com o Sistema Híbrido da SmartLoad, emitindo automaticamente os CT-es referentes aos embarques diários, que geram uma sequência numérica para o órgão fiscal competente. Assim acontece a averbação de cargas automática.
Essa comunicação, porém, constantemente gera falhas, não computando parte dos CT-es, ignorando diversas Notas Fiscais. Assim sendo, após esse processo, em questão de segundos o Sistema Híbrido da SmartLoad também faz a checagem diretamente com o Sefaz, a fim de verificar se todas as notas de uma determinada sequência foram averbadas/comunicadas à seguradora, antes do veículo iniciar a viagem até o destino final.
Ou seja, de forma inédita no mercado de seguros de transporte de cargas, a redundância faz com que nenhum CT-e seja ignorado, garantindo o seguro pleno aos transportadores, a visão total do risco por parte das seguradoras e a segurança e melhora do resultado dos corretores de seguros.
“Acreditamos que alcançamos a nossa maior missão ao proporcionar ao mercado, pela primeira vez, a possibilidade de averbar, em sua totalidade, os documentos fiscais das operações logísticas, para que 100% dos embarques sejam comunicados e as leis e regras do seguro sejam de fato cumpridas”, destaca Edilson Lopes, CEO da SmartLoad e especialista em averbação de cargas. Crédito da imagem Phil Reese por Pixabay
Mais informações
Equipe comercial: (19) 98741-3012