Inovações nas comunicações de embarque (averbações) promovem maior segurança ao ecossistema de transporte de carga!

inovação na averbação

A comunicação de embarques, também conhecida como averbação, desempenha um papel crucial na segurança do transporte de mercadorias, sendo um procedimento obrigatório e essencial que impacta diretamente na mitigação de riscos e na proteção, tanto das empresas transportadoras quanto dos contratantes e destinatários finais. 

Afinal, esse procedimento informa de maneira oficial detalhes da carga às seguradoras antes do início da viagem, permitindo uma análise detalhada dos riscos envolvidos e a ativação das coberturas de seguro conforme descrito em apólice.

A importância da comunicação de embarques

No contexto logístico moderno, a segurança no transporte de carga é uma preocupação constante, dado o aumento da complexidade das operações e a diversidade de riscos envolvidos, como o roubo de cargas, que aumentou 4,8% no ano de 2023, chegando a mais de 17 mil ocorrências, de acordo com estudo da Overhaul, evidenciando a necessidade de medidas protetivas com a carga. 

Dessa forma, a comunicação de embarque surge como um instrumento fundamental para gerenciar esses riscos de maneira proativa e sistemática, já que é o procedimento que de fato ativa o seguro dos fretes, registrando o início do risco e mantendo o seguro até o destino final. Ou seja, embarques não comunicados, mesmo com uma apólice vigente, não terão seu seguro ativo, estando em risco de prejuízo total em casos de sinistros, seja de roubo ou de acidente.

Porém, até meados de 2023, falhas nas averbações eram constantes e muitos transportadores sofriam com sinistros não indenizados por falta de averbação. Esse cenário, porém, mudou com a chegada da SmartBox 3.0, ferramenta inovadora de comunicação de embarques (averbação) da SmartLoad, sendo a única que garante 100% dos embarques comunicados e com seguro ativo.

Um dos principais benefícios da comunicação de embarque, além de ativar o seguro, é a transparência no processo de transporte, que mantém a relação seguradora e segurado equilibrada. Visto que, ao comunicar detalhes específicos sobre todos os embarques e cargas, com informações como tipo de mercadoria, valor, origem, destino e medidas de segurança adotadas, os riscos são melhor avaliados e não acontece a seleção de risco. Isso não apenas protege as partes envolvidas em caso de sinistros, como também direciona os transportadores a adotarem práticas mais seguras e eficientes na mitigação de riscos.

Além da transparência, a comunicação de embarque de carga promove a conformidade regulatória, uma vez que trata-se de um procedimento obrigatório em todos os embarques. Ou seja, se notada a ausência de comunicação de parte das NFs, mesmo aquelas que foram averbadas podem estar em risco de não serem indenizadas, já que nesses casos, houve a seleção do risco, com averbação de apenas uma parte de todos os riscos mensais dos embarques do transportador no período.

Inovações na comunicação de embarques geram maior segurança!

Apesar dos benefícios evidentes, a eficácia da comunicação de embarque depende da colaboração entre todas as partes envolvidas no processo logístico. 

É fundamental que as transportadoras forneçam informações precisas e atualizadas às seguradoras e que estas, por sua vez, realizem uma análise rigorosa das informações recebidas. Afinal, a falta de comunicação ou a omissão de detalhes importantes podem comprometer a eficácia da cobertura de seguro e aumentar os riscos operacionais.

Dessa forma, a tecnologia desempenha um papel crescente na otimização da comunicação da totalidade dos embarques de um transportador. Porém, como comentado, com os sistemas presentes no mercado até o 2º semestre de 2023, as falhas eram constantes, mesmo com integrações via TMSs e outras tecnologias. 

Entretanto, desde o fim de 2023, a SmartBox 3.0 tem desafiado essas falhas com um sistema inovador integrado, sem necessidade de TMS, que capta 100% de todas as NFs de um embarque, com compartilhamento automático e instantâneo dos dados entre as partes interessadas (Transportador, Corretor e Segurador) a partir da fonte oficial fiscal, o que facilita na comunicação com agilidade e precisão. 

Com essa tecnologia, além da eficácia nas averbações, é possível reduzir o tempo necessário para a comunicação do embarque e melhorar a eficiência geral das operações logísticas.

Logo, para obter uma operação logística mais segura e estável, conheça as soluções inovadoras da SmartLoad, tanto para Comunicação de Embarques como para Gerenciamento de Riscos. Elas certamente serão aliadas da jornada securitária na logística, promovendo resultados positivos a transportadores, embarcadores, corretores, motoristas e companhias seguradoras.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tudo sobre Mobilidade de carga

Posts Recentes

Siga nosso perfil

MAIS CONTEÚDO

Acesse mais assuntos e matérias da nossa página

GR

Leia mais dicas e tendências desta etapa fundamental à mobilidade de carga 

Logística

Conheça tendências e temas relacionados ao setor logístico 

Seguro

Acompanhe novidades e assuntos pertinentes a etapa de seguro de carga 

Logo-Principal-1.png

Iniciativa e Inteligência para gerar Inovação!

Assine nossa Newsletter

Preencha com seu e-mail e acompanhe todas as novidades e notícias sobre mobilidade de carga