Gerenciamento de Risco no Transporte de Carga

gerenciamento de risco

Não há dúvidas sobre a importância do transporte de carga no Brasil para levar mercadorias e insumos a todos os cantos do país, o que, igualmente, expõe a operação a riscos nas estradas, demonstrando a necessidade de atenção.  

Logo, o gerenciamento de risco no transporte de carga é um processo fundamental, a fim de evitar maiores prejuízos, caso haja sinistros e intercorrências, entre a coleta e entrega no destino final da carga.  

Onde, transportadora, embarcador e companhia seguradora devem estar alinhados com as diretrizes do plano e diretrizes implementadas, garantindo o seu funcionamento sempre que necessário.  

Assim, te convido à reflexão: há quanto tempo não revê o gerenciamento de risco no transporte de carga da sua empresa? Será que ele é realmente efetivo? Será que ele ainda é aderente ao seu risco atual? 

Caso tenha dúvidas continue lendo e saiba mais sobre como realizar e manter o gerenciamento de risco no transporte de carga corretamente.  

O que é o gerenciamento de risco no transporte de carga?  

De forma abrangente, o gerenciamento de riscos no transporte de cargas consiste em uma série de diretrizes e estratégias que visam minimizar os gastos e prejuízos em caso de:  

  • Roubo de carga, furto e apropriação indébita;  
  • Armazenamento incorreto;  
  • Acidentes;  
  • Multas e penalidades.  

Contribuindo, igualmente, que a carga chegue ao seu destino sem atrasos, em atendimento ao objetivo da jornada de transporte.  

O que ressalta a importância para que toda transportadora desenvolva planos de gerenciamento de risco antes do início da operação de transporte de carga, em atendimento também à apólice do seguro de carga que determina e utiliza este plano documentado como requisito, garantindo ações que previnam os sinistros.  

Por que realizar o gerenciamento de risco no transporte de carga?  

Caso queira transportar sua carga com segurança e sem prejuízos, certamente será preciso realizar o gerenciamento de risco. Uma vez que, com ele é possível identificar previamente os pontos sensíveis, desde a coleta até o destino final, evitando prejuízos e danos, como já mencionado.  

Os principais pontos destacados no gerenciamento de risco são:  

  • Atrasos na entrega;  
  • Entrega de produto danificado por imperícia do carregador ou motorista;  
  • Estradas ruins;  
  • Acidentes;  
  • Imperícia do motorista ou de terceiros; 
  • Roubo de cargas;  
  • Fraudes;  
  • Etc.  

Contudo, para planejar corretamente o gerenciamento de risco é necessário um levantamento de informações, para que todas as decisões sejam baseadas em dados, gerando resultados reais e positivos à cadeia logística.  

Como manter o gerenciamento de risco em dia?

Para manter o gerenciamento de risco em dia, é preciso analisar os dados e informações pertinentes, além de separar ações em etapas, desde a análise dos riscos até a entrega no destino final, para que não haja lacunas e pontos sensíveis capazes que inviabilizar o gerenciamento de riscos.

Avaliação de estratégias que minimizem possibilidades de riscos

Depois de identificados os riscos é hora de planejar e definir como agir com informações concretas e reais, como quais pontos de parada utilizar, rotas, locais de abastecimento e definição de comunicação de emergência.

Obtenha os dados necessário para elaboração do gerenciamento de riscos com a SmartLoad

Como já dito, para manter corretamente o gerenciamento de riscos é necessária uma análise de dados completa para ações efetivas. O que nem sempre é fácil coletar e conseguir com clareza e, para isso, a SmartLoad pode te ajudar.  


Uma vez que, em nossa plataforma, além da averbação é possível realizar análise de perfil profissional de motoristas, comunicação direta com transportador e seguradora, GPS para indicar destino da entrega, entre outros recursos que irão gerar dados capazes de agregar ao gerenciamento de riscos.  

Assim, se precisar de dados e informações, conte com a SmartLoad, nossas soluções e inteligência irão te surpreender!  

Sobre a SmartLoad 

A SmartLoad é a 1ª Insurtech de mobilidade de carga do Brasil e atua na gestão da jornada do transporte. É criadora da SmartBox, primeira plataforma de averbação de cargas via mobile que permite automação e integração da comunicação da transportadora com a seguradora, garantindo que a cobertura securitária esteja ativa desde a coleta e dando visibilidade total à operação logística e do SmartDriver, módulo de Gerenciamento de Risco para cadastro e consulta inteligente de motoristas. 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tudo sobre Mobilidade de carga

Posts Recentes

Siga nosso perfil

MAIS CONTEÚDO

Acesse mais assuntos e matérias da nossa página

GR

Leia mais dicas e tendências desta etapa fundamental à mobilidade de carga 

Logística

Conheça tendências e temas relacionados ao setor logístico 

Seguro

Acompanhe novidades e assuntos pertinentes a etapa de seguro de carga 

Logo-Principal-1.png

Iniciativa e Inteligência para gerar Inovação!

Assine nossa Newsletter

Preencha com seu e-mail e acompanhe todas as novidades e notícias sobre mobilidade de carga