7 Dicas de Como Evitar Roubos e Furtos durante o Transporte de Cargas 

7 Dicas de Como Evitar Roubos e Furtos durante o Transporte de Cargas 

O transporte de cargas é uma operação habitual, porém, considerada de risco, ainda mais no Brasil, onde há um alto índice de ocorrências nas estradas. E por isso, vale conhecer dicas de como evitar roubos e furtos durante o transporte de cargas, garantindo maior segurança ao motorista, ao caminhão à carga e, claro, ao seu negócio. 

Para isso, preparamos algumas dicas, que, certamente, também evitarão prejuízos de tempo e dinheiro. Fatores primordiais para qualquer operação de transporte de cargas que a cada dia requer por mais agilidade e qualidade para satisfação dos clientes. 

Você também se preocupa com esses tipos de riscos na operação? 

Se sim, certamente, irá gostar do conteúdo abaixo.  

Então prossiga e conheça as 7 dicas para evitar roubos e furtos durante o transporte de cargas. Confira! 

Prefira realizar o transporte durante o dia 

De acordo com dados da polícia civil de Goiás, a maioria das ocorrências de roubos e furtos são durante a noite e em locais isolados. O que apresenta a necessidade de cuidado para que o transporte, sempre que possível, ocorra durante o dia em rodovias com maior policiamento. 

Em paradas de descanso, alimentação do motorista e abastecimento, vale seguir a recomendação de buscar por pontos já conhecidos e movimentados. Evitando paradas desnecessárias no raio de 150Km da origem e destino, uma vez que, segundo dados da polícia são os locais com maior possibilidade de ocorrências. 

Postos de combustíveis isolados e desconhecidos, igualmente podem ser uma armadilha para os motoristas desavisados. 

Conheça e planeje o trajeto 

Outro fator importante para prevenir roubos e furtos durante o transporte de cargas é o planejamento da rota, que deve ser feito previamente com estudos que envolvam diversos fatores, como tempo de percurso, dados sobre ocorrências anteriores, pontos de paradas e outros, que demandam trabalho e coleta de dados, mas são de extrema importância para segurança da jornada de transporte de carga. 

Um alerta especial sobre o ponto de parada, uma vez que, de acordo com dados da polícia civil, há locais utilizados como atrativo para motoristas, mas quem, na verdade são pontos usados por quadrilhas para assaltos, valendo a verificação do estabelecimento previamente na internet. 

Tenha opções de rotas 

Da mesma forma, estabelecer diferentes rotas para o mesmo destino em cada viagem pode ser uma boa maneira de prevenção das ocorrências. 

Visto que, segundo informações da polícia, quadrilhas determinam através de estudos sobre hábitos dos motoristas, os pontos e os horários propícios para realizar assaltos. O que demonstra a necessidade de cuidado para, sempre que possível, variar as rotas. 

Outra recomendação é a alternância de horários para alimentação e descanso nos pontos de parada, evitando uma rotina que pode ser facilmente percebida por ladrões e assim deixando motoristas mais vulneráveis.  

Logo, dê extrema importância para o planejamento de rota e sinalize esse fator dentro do gerenciamento de risco, pois esse cuidado fará toda a diferença na efetividade da entrega e na prevenção de roubos e furtos. 

Invista em tecnologia 

É inegável que a tecnologia está à nossa disposição a fim de auxiliar e agregar. E por isso, durante o transporte de cargas, a utilização desses recursos é fundamental, promovendo benefícios a todos os envolvidos e reduzindo prejuízos. 

Equipamentos de rastreio e monitoramento que podem ser colocados na carga, por exemplo, garantem o envio de informação em tempo real sobre a localização da mercadoria, prevenindo roubos e furtos, bem como, auxiliando na busca, caso haja alguma ocorrência. 

Tão importante quanto, sistemas e plataformas que integram documentos obrigatórios, como as averbações, CTe e MDFe, são bem-vindos por garantirem o atendimento à legislação, a carga segurada e a indenização em casos de sinistro. São pontos de extrema importância no Plano de Gerenciamento de Riscos, que falaremos adiante. 

Assim, não deixe a tecnologia de lado e busque sempre por novas opções que promovam estabilidade, comunicação e segurança, como a SmartLoad. Pois, certamente favorecerá a jornada de transporte de cargas completa e inteligente. 

Treine os funcionários e motoristas 

Periodicamente, as empresas de transporte devem ministrar aos motoristas e funcionários envolvidos no processo, cursos e palestras sobre condutas de prevenção e segurança durante a entrega de mercadorias. 

Afinal, há situações que podem ser previstas, evitando roubos e assaltos nas estradas. 

Algumas dessas dicas são: 

  • Evite comentar com estranhos sobre trajetos e cargas transportadas; 
  • Perceba durante o trânsito se há veículos seguindo o caminhão e ao perceber sinalize de imediato através de um número de telefone, mensagem de emergência ou pare em um posto da polícia próximo; 
  • Não hesite em comunicar à Polícia Rodoviária sobre qualquer atitude suspeita; e 
  • Tenha atenção com as falsas blitz na estrada, sinalizando, se possível, previamente via comunicação de emergência quando houve alguma suspeita sobre a abordagem. 

Bem como o esclarecimento sobre pontos de parada, horários e rotas já mencionados, que ajudam na prevenção de ocorrências, garantindo a segurança para o condutor, caminhão e carga. 

Desenvolva um PGR – Plano de Gerenciamento de Riscos 

O Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR), é uma metodologia de gestão que tem como objetivo prevenir e reduzir riscos relacionadas às atividades da empresa. 

Nas operações de transporte de cargas, o PGR é de extrema importância e em muitos casos obrigatório, a fim de prever os pontos sensíveis durante a entrega e assim, desenvolver estratégias para prevenção dos riscos. 

Contudo, neste plano, além de roubos e furtos, também devem ser contemplados acidentes, tipos de cargas, frota e outros detalhes que irão assegurar o atendimento completo da jornada de transporte de cargas. 

Assim, não deixe de estabelecer e manter ativo o PGR de sua empresa, mesmo que o limite esteja abaixo do estabelecido em sua apólice. Assim, estará prevenindo com maior efetividade qualquer tipo de sinistro e prejuízo. 

Ao seguir essas dicas, principalmente com o cuidado de implementar recursos de tecnologia e inovação, certamente, será possível reduzir e prevenir roubos e furtos durante o transporte de cargas. 

Gerando resultados positivos a todos os envolvidos, incluindo o cliente final, que receberá sua mercadoria a tempo, sem imprevistos e prejuízos à cadeira produtiva. 

Sobre a SmartLoad 

A SmartLoad é a 1ª Insurtech de mobilidade de carga do Brasil e atua na gestão da jornada do transporte. É criadora da SmartBox, primeira plataforma de averbação de cargas via mobile que permite automação e integração da comunicação da transportadora com a seguradora, garantindo que a cobertura securitária esteja ativa desde a coleta e dando visibilidade total à operação logística e do SmartDriver, módulo de Gerenciamento de Risco para cadastro e consulta inteligente de motoristas. 

Referência 

Cartilha – DECAR – Dicas Importantes de Combate ao Roubo de Cargas – Polícia Civil de Goiás 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tudo sobre Mobilidade de carga

Posts Recentes

Siga nosso perfil

MAIS CONTEÚDO

Acesse mais assuntos e matérias da nossa página

GR

Leia mais dicas e tendências desta etapa fundamental à mobilidade de carga 

Logística

Conheça tendências e temas relacionados ao setor logístico 

Seguro

Acompanhe novidades e assuntos pertinentes a etapa de seguro de carga 

Logo-Principal-1.png

Iniciativa e Inteligência para gerar Inovação!

Assine nossa Newsletter

Preencha com seu e-mail e acompanhe todas as novidades e notícias sobre mobilidade de carga