Como escolher o profissional ideal ao seu transporte de carga

Sem dúvidas, a operação de transporte de carga envolve muito planejamento, análises de riscos e de variáveis necessárias para uma maior eficiência. Nesse cenário, a seleção de profissionais que contribuirão para uma melhora na jornada, como os motoristas no caso do transporte terrestre, é uma etapa que pode impulsionar melhores resultados com maior segurança e sustentabilidade operacional e financeira. 

Quando o tema é tendência e tecnologia para essas etapas, já existem algumas boas soluções, além de outras sendo criadas com uso de alta tecnologia para inteligência de dados, uma vez que, além de documentos pessoais, do veículo, entre outras informações, cada vez mais é necessário personalizar experiências e análise, já que existem grandes arquiteturas tecnológicas que fazem essas leituras com Machine Learning e Inteligência Artificial em geral.  

Atualmente, entende-se que também é preciso considerar o nível de experiência e comportamentos que auxiliarão no match entre motoristas, tipos de mercadorias, rotas etc. 

Lembrando que é de responsabilidade do transportador realizar os processos securitários e de gerenciamento de risco das cargas. Porém, deve ser também uma missão dele o compromisso com o sucesso de sua empresa, entendendo e mitigando riscos para uma melhor margem ao seu negócio. 

Quer saber mais? 

Prossiga e entenda um pouco mais sobre o tema! 

Tipos de motoristas para operação de transporte de carga 

Antes de saber como escolher o motorista ideal ao seu transporte de carga, é preciso compreender que existem três tipos de contratações de profissionais. São eles: motorista próprio, agregado ou avulso. 

Cada um possui uma particularidade, importante de se atentar durante o planejamento e gerenciamento de risco da operação. 

Confira mais! 

Motorista Próprio  

Esta modalidade de profissional representa os contratados e registrados pela empresa, sob regime da Consolidação das Leis Trabalhistas, (CLT). Logo, por estarem fixos nas operações de transporte, são passiveis de melhores avaliações perante as entregas.  

E em relação ao seguro de carga, possuem melhor avaliação no Gerenciamento de Risco (GR), visto que, por terem habilidade, experiência e histórico de fácil acesso e consulta, podem ser escolhidos conforme tipo de carga, trajeto e destino, estimulando melhores resultados na conclusão da operação logística, com menor risco de sinistros.  

Motorista Agregado 

Os motoristas agregados são profissionais autônomos de carga, também identificados como Transportador Autônomo de Carga (TAC), que realizam as entregas conforme a recorrência no transporte para determinada operação.  

Esses profissionais são independentes, o que pode indicar que são proprietários e/ ou responsáveis pelo transporte. São contratados por frete, porém, devem ter um contrato com o transportador que o contrata ou uma frequência mínima de período e viagens, o que auxilia no Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR), visto o histórico, possível de acompanhar, de cada profissional 

Os motoristas agregados são bastante comuns em operações de coleta e distribuição diária de cargas, podendo também ser bastante comuns em viagens mais longas de transferência de cargas. 

Motorista Avulso 

Já os motoristas avulsos, assim como os citados anteriormente, são profissionais autônomos, contratados para viagens ou fretes pontuais. Porém, sem contrato de formalização ou frequências mínimas. 

Essa falta de conexão e histórico pode sugerir um maior risco dentre as outras modalidades de profissionais em análises do GR, uma vez que, não há relação formalizada, com uma alta variação de profissionais, rotas e mercadorias. 

O que pode ocasionar em um ponto sensível no PGR, necessitando de maior controle, acompanhamento e planejamento, visando a segurança e a sustentabilidade da operação. 

Por esse contexto, utilizar alta tecnologia para a análise de dados no gerenciamento de risco faz cada vez mais sentido para empresas e empresários que atuam no transporte de carga e que visam uma maior eficiência. Como vem fazendo a insurtech de mobilidade de carga SmartLoad, agora com a solução SmartDriver, que atua justamente nesse sentido. 

Como identificar o motorista ideal ao seu transporte de carga 

Para realizar a operação de transporte de carga adequadamente e sem maiores riscos de sinistros, é preciso, primeiro, ter contratadas as apólices de Seguro de RCTR-C (Acidente) e de RCF-DC (Roubo). Para então iniciar o gerenciamento de risco de forma adequada, identificando possíveis fatores sensíveis, como a etapa de contratação de profissionais, com o cadastro e consulta sendo etapa indispensável. 

Nessa etapa necessária ao transportador, o SmartDriver é uma solução que torna mais inteligente a forma de analisar perfis de profissionais para o GR. Oferecendo, inicialmente, a etapa de Cadastro e Consulta de motoristas para o transportador – atividade obrigatória no transporte rodoviário de carga – as tecnologias utilizadas pelo SmartDriver (como Machine Learning) começam a ler e aprender o comportamento de cada operação, criando um grande banco de dados inteligente, que visa o aperfeiçoamento da eficiência na etapa de GR do seguro de carga descartando qualquer critério socioeconômico para avaliação.  

Para isso, a solução vai além da análise tradicional de dados, que não têm se mostrado eficientes para mitigação de sinistros, como apontam os registros de roubo e apropriação indébita. O SmartDriver otimiza a fase de Cadastro e Consulta com base em dados personalizados de comportamento, legado histórico e expertises de cada motorista.  

Portanto, se você tem ou trabalha em uma Transportadora, em uma Seguradora, em uma Corretora de Seguros ou é um Motorista, conheça mais o que a SmartLoad pode fazer pelo seu negócio! Você se surpreenderá! 

Sobre a SmartLoad 

A SmartLoad é a 1ª Insurtech de mobilidade de carga do Brasil e atua na gestão da jornada do transporte. É criadora da SmartBox, primeira plataforma de averbação de cargas via mobile que permite automação e integração da comunicação da transportadora com a seguradora, garantindo que a cobertura securitária esteja ativa desde a coleta e dando visibilidade total à operação logística e do SmartDriver, módulo de Gerenciamento de Risco para cadastro e consulta inteligente de motoristas. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
MAIS CONTEÚDO

Acesse mais assuntos e matérias da nossa página

GR

Leia mais dicas e tendências desta etapa fundamental à mobilidade de carga 

Logística

Conheça tendências e temas relacionados ao setor logístico 

Seguro

Acompanhe novidades e assuntos pertinentes a etapa de seguro de carga 

Logo-Principal-1.png

Iniciativa e Inteligência para gerar Inovação!

Assine nossa Newsletter

Preencha com seu e-mail e acompanhe todas as novidades e notícias sobre mobilidade de carga