No transporte de cargas, uma das etapas mais importantes é o cadastro e consulta de motoristas.
Afinal, junto ao gerenciamento de risco eficiente, mitiga possibilidades de prejuízos em eventos de roubo de mercadoria, infelizmente cada vez mais comuns nas estradas brasileiras.
O cadastro, consulta e liberação dos motoristas antes dos embarques é um dos processos que garantem a cobertura securitária ativa para apólices de RCF-DC, que cobre eventos de roubo da mercadoria transportada. Esse processo envolve o registro dos dados dos motoristas e a verificação de suas informações para assegurar que eles estejam aptos a conduzir as cargas a serem transportadas de acordo com o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR).
Quer saber mais?
Continue lendo e saiba mais sobre o cadastro e consulta no transporte de carga e sobre como usar esse processo em favor do seu negócio!
O que é o cadastro e consulta de motoristas no transporte de carga?
O cadastro de motoristas é um processo que envolve a coleta de informações dos profissionais responsáveis, com posterior liberação desses para realizar os fretes.
Por envolver altos riscos e muitas vezes altos valores, após o cadastro dos motoristas é realizada a consulta de suas informações em órgãos competentes, como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
Essa consulta tem como objetivo verificar se o motorista possui restrições ou impedimentos legais para conduzir veículos de carga, como suspensão ou cassação da carteira de habilitação, ou mesmo problemas judiciais.
Após isso, a liberação do motorista é concedida com validade entre 12 meses (motoristas de frota) a 1 Viagem (avulsos).
Apesar de baixo, o custo desse processo deve ser calculado pela empresa que transporta, a contratante do seguro de RCF-DC, que é a responsável, tanto pela escolha desses profissionais, como pela liberação no PGR.
Por que realizar o cadastro e consulta de motoristas?
A importância dessa etapa é bastante significativa para o transporte de cargas. A realização do cadastro e consulta de motoristas ajuda a garantir a segurança das operações, uma vez que analisa os perfis de cada motorista, apontando possíveis casos de riscos elevados.
Além disso, a consulta de informações em órgãos competentes ajuda a evitar problemas legais para as empresas de transporte. Visto que, elas podem ser responsabilizadas por acidentes causados por motoristas que não estejam aptos a conduzir veículos de carga.
Outro benefício da etapa de cadastro e consulta de motoristas é a melhoria da eficiência do transporte. Com informações precisas e atualizadas sobre os motoristas, as empresas podem planejar melhor as rotas de entrega e as escalas de trabalho, evitando atrasos e reduzindo custos operacionais.
Vale ressaltar que, além do cadastro e consulta de motoristas, as empresas de transporte também devem investir em treinamentos e capacitações para seus profissionais, visando aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre as normas e procedimentos do transporte de cargas.
Por todo aspecto estratégico que essa importante etapa tem na mitigação de parte dos riscos que envolvem uma operação de transporte, a escolha de um parceiro assertivo, que fará do cadastro e consulta uma etapa mais eficiente, é essencial.
Entendendo esse contexto, a SmartLoad, Insurtech que atua na Jornada do Transportador de Carga, desenvolveu o SmartDriver, solução inteligente para um cadastro e consulta diferenciado, com base em inovação e tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial, entre outras.
Saiba mais sobre como essa solução pode ajudar o Gerenciamento de Risco de sua Operação de transporte acessando o site da SmartLoad.
Sobre a SmartLoad
A SmartLoad é a 1ª Insurtech de mobilidade de carga do Brasil e atua na gestão da jornada do transporte. É criadora da SmartBox, primeira plataforma de averbação de cargas via mobile que permite automação e integração da comunicação da transportadora com a seguradora, garantindo que a cobertura securitária esteja ativa desde a coleta e dando visibilidade total à operação logística e do SmartDriver, módulo de Gerenciamento de Risco para cadastro e consulta inteligente de motoristas.