Entregar mercadorias, insumos e produtos com segurança, qualidade e dentro do prazo, exige uma boa gestão logística de transporte de cargas, que segue algumas etapas, desde a administração e planejamento até a entrega ao consumidor final.
Além de documentos e seguros, obrigatórios segundo a legislação, a jornada de transporte traz muitos desafios. São muito processos e burocracia ao longo de diversas etapas.
Mas, atualmente, com novas soluções inovadoras e disruptivas, é possível otimizar a gestão de transporte de cargas, por meio de um sistema inteligente, promovendo facilidade e benefícios à sua empresa. Confira!
Gestão de Transporte de Cargas
Sem dúvidas, a entrega de mercadorias envolve uma série de etapas, na qual é preciso planejamento para que tudo ocorra exatamente como esperado. Afinal, sem o transporte, indústria, comércio e população sofrem com os impactos, inviabilizando o funcionamento da roda produtiva e econômica.
E assim, dentro desse processo é preciso considerar diversas variáveis, como meio de transporte necessário, profissionais para realizar os envios, exigências do seguro, documentos e roteiros até a efetivação da entrega. Além de gastos e imprevistos que podem surgir, como acidentes e roubos de cargas, comuns em nosso país, devido, principalmente, às condições de rodovias, bem como, segurança pública. Dando ainda mais ênfase à necessidade de uma gestão assertiva e efetiva para o transporte de cargas.
Logo, conheça as principais etapas da gestão de transporte de cargas e saiba como isso pode ser unificado e otimizado.
Administração e gestão de entrega
Depois que o produto está pronto para ser enviado ao cliente final, o primeiro passo do embarcador é contatar uma transportadora para levar a mercadoria. E para isso, é preciso considerar a segurança nas informações e na movimentação da carga, além da correta emissão da NFe, que ditará toda a jornada fiscal do produto, onde é preciso muita atenção.
Da mesma forma, é necessário considerar um registro efetivo e inteligente sobre os dados da transportadora, motoristas, caminhão, a fim de identificação e agir, caso a carga sofra avarias ou correlatos.
A melhor solução para essa etapa seria um sistema completo e facilitador que armazene e forneça informações sempre que necessário, garantindo uma gestão eficiente do transporte de cargas.
A sua empresa já conta com essa opção?
Conferência da carga e emissão de documentos
Após emissão da NFe, e solicitação da coleta de mercadoria, chega o momento de carregar o caminhão e, para isso, é fundamental a conferência! Garantindo que os materiais e as quantidades cheguem de acordo com o solicitado ao cliente final, evitando também qualquer problema tributário ou até de cancelamento de compra ou de logística reversa.
Nesta etapa são emitidos documentos como CTe, MDFe e averbações, fundamentais para a segurança da carga, em casos de sinistros. Adicionando ainda mais necessidade de atenção sobre a carga, para que todos os documentos estejam de acordo com o que está sendo carregado.
Com a mercadoria correta, a transportadora e a seguradora entram em ação, gerando registros, documentos e informações da carga, garantindo andamento à gestão.
Onde, para as emissões dos documentos fiscais e posteriormente as efetivações das averbações de carga, por exemplo, são necessárias que os funcionários transmitam essas informações via sistemas, o que dependendo pode ser demorado em algumas ocasiões.
Logo, nem sempre ocorre de forma otimizada, com a utilização de diferentes sistemas que não se conversam e complementam informações, dificultam a transmissão de dados com objetividade.
Não seria melhor um sistema unificado que facilitasse a transmissão dados e informações?
Roteiro e controle da entrega
Por vezes, motoristas podem levar diferentes cargas ou até fazer paradas para novos carregamentos durante o caminho, atendendo prazos de entrega e demandas, demonstrando a importância em ter um registro sobre rotas realizadas.
Diante disso, um sistema integrado de ponta a ponta é importante para obter clareza nas informações sobre o roteiro, as averbações realizadas, promovendo economia e a assertividade na gestão de transporte de cargas, para qualidade nas informações e tomadas de decisões.
Diante disso, considere um sistema que facilite a comunicação e identificação no status da mercadoria, pois serão muito funcionais, agregando dados para análises posteriores, assim como, a possibilidades de melhorias dentro da jornada de transporte de cargas.
Análise de indicadores
Gerar relatórios de cada etapa e compilar as informações pode ser trabalhoso e demorado, gerando stress e sobrecarga a toda equipe de trabalho em cada fechamento do mês ou período.
Por isso, um sistema unificado se mostra a solução ideal, uma vez que facilita a visualização de várias etapas, cruzando informações e dados, favorecendo até encontrar melhores estratégias para evitar prejuízos.
Além de diminuir a burocracia e tempo na emissão de documentos e tratativas, contribuindo para a gestão de transporte de cargas como um todo.
Assim, considere investir na SmartLoad, a solução ideal para a jornada de transporte de cargas de ponta a ponta.
Uma vez que possuirá todas as etapas em uma única multiplataforma, como transmissão das informações da NFe pela bipagem, averbação da carga, entre outros, até completar a entrega, sinalizando qualquer intercorrência com maior agilidade.
O que garantirá a facilidade de comunicação e acesso às informações, como dito anteriormente, deixando o processo eficiente e inteligente.
Faça parte da inovação com a SmartLoad!
Sobre a SmartLoad
A SmartLoad é a 1ª Insurtech de mobilidade de carga do Brasil e atua na gestão da jornada do transporte. É criadora da SmartBox, primeira plataforma de averbação de cargas via mobile que permite automação e integração da comunicação da transportadora com a seguradora, garantindo que a cobertura securitária esteja ativa desde a coleta e dando visibilidade total à operação logística e do SmartDriver, módulo de Gerenciamento de Risco para cadastro e consulta inteligente de motoristas.